Elabore sua estratégia com a EDM Business Force Consultoria.
Nos dias de hoje, um dos conceitos mais populares entre empreendedores e gestores é o de Projetos de Planejamento Estratégico.
A maioria dos administradores ouve e compartilha que é um processo determinante para o sucesso de uma organização, sem deixar de lado é claro da consultoria de mapeamento de processos. Em contrapartida, infelizmente, poucos conhecem os reais benefícios de uma empresa ao possuir uma estratégia bem planejada e implementada. Como resultado, poucas possuem objetivos claros e bem definidos, tampouco planos que as encaminhem rumo ao desenvolvimento esperado.
De maneira geral, planejar estrategicamente uma organização significa definir um método eficaz de utilização dos recursos disponíveis visando atingir um posicionamento cobiçado. Ou seja, com uma estratégia bem estruturada, uma empresa terá objetivos e diretrizes estabelecidos de maneira coerente, além de ações pensadas e projetadas para alcançá-los.
Ficou interessado no tema e acha que seu negócio possui essas necessidades? Então passemos a entender como montar sua estratégia empresarial ideal para seu empreendimento. Nosso plano entrega um roteiro fundamental para o desenvolvimento de sua empresa e/ou para análise de viabilidade de seu projeto. O Plano de Negócios poderá ser utilizado para estruturação e análise da operação da empresa, para captação de recursos ou para apresentação à investidores. Também trabalhamos com Planejamento Específico de Empresas em Processo de Recuperação Financeira, elaborando em conjunto com a equipe de gestão um plano de ação para acompanhamento das métas estabelecidas.
Nossa metodologia baseia-se em análises de mercado e premissas operacionais. Estas serão definidas com a empresa e através de pesquisas de mercado, analisaremos também as condições de concorrência e a estrutura de capital da empresa. Todas as informações serão inseridas no Modelo Financeiro de longo prazo, refletindo detalhadamente a operação da empresa. Isto possibilitará cálculos de indicadores de desempenho como: TIR, ROIC e Payback. Nossos planos poderão ser utilizados para captação de recursos junto ao BNDES.
Passo 1 – Posicionamento e Propósito
Antes de começar a planejar estratégias de crescimento para o negócio, é imprescindível que já estejam definidos o mercado que se deseja atingir, a proposta de valor do negócio e uma documentação de mapeamento de processos bem definida. Para planejar a estratégia de maneira coerente com o negócio e com a realidade do mercado, é muito importante que se tenha determinado os segmentos de clientes que podem ser atingidos, seus recursos disponíveis e os benefícios, características e diferenciais do produto ou serviço ofertado. Uma ferramenta muito utilizada nessa etapa de estruturação inicial é o Business Model Canvas, que permite a elaboração de Modelos de Negócios focados na oferta de valor. O primeiro grande passo do planejamento estratégico é desenhar a identidade organizacional da empresa. Em linhas gerais, a cultura representa a resposta para as perguntas:
Por que a empresa existe?
Onde ela quer chegar?
Quem levará ela até lá?
Essa fase do plano estratégico é subvalorizada por muitos gestores. Mas ela é muito importante, pois será a base dos objetivos e metas definidos nos próximos passos, além de influenciar todas as atitudes da empresa no futuro.
Passo 2 – Objetivos, Metas e Indicadores
O segundo grande passo de um plano estratégico é a elaboração de objetivos estratégicos. Cada um desses grandes objetivos deve ser dividido em objetivos menores (os chamados táticos) e os objetivos táticos devem ter planos de ação atrelados a ele para ele ser considerado concluído. É imprescindível determinar um conjunto de características que represente uma cultura organizacional, identificando e diferenciando o seu negócio frente a concorrência. Para isso, se popularizou um conjunto de definições que representam os princípios essenciais da organização:
Seguindo mais ou menos essa cadeia:
1. Objetivos Estratégicos
2. Objetivos Táticos
3. Planos de Ação.
Defina sua missão, visão e valores. A missão representa a razão de existência e o propósito do negócio, possibilitando a compreensão da atuação da empresa. Já a visão é a descrição do destino esperado para o empreendimento, ou seja, o que se deseja atingir futuramente. Os valores determinam os princípios pelos quais a organização preza e que servem de parâmetro para o comportamento de seus colaboradores.
Passo 3 – Apresentação e Compartilhamento
Com tudo organizado, faz muito sentido que você faça uma apresentação para que toda a sua empresa fique alinhada. Ter todos os seus colaboradores, gerentes e diretores na mesma página pode ser um grande diferencial na hora de colocar o planejamento em prática.
Execute o planejamento estratégico Depois de aprender sobre estratégia empresarial e definir toda a parte teórica do plano, chegou a hora de mobilizar e alinhar a organização, buscando executar o que foi planejado. Nesse momento, deve-se estar sempre alinhado com os planos de ação, a fim de cumprir com tudo o que foi pensado. - Visitar o planejamento frequentemente para perceber os benefícios. Lembre-se que o mercado está em constante mudança. Contínuas e imprevisíveis alterações nas características dos consumidores, surgimento de novos produtos, concorrentes e fornecedores e a mudança no posicionamento estratégico da organização implicam na necessidade de ininterrupta revisão dos objetivos e ações. Nesse momento não se pode esquecer de buscar assessória de uma consultoria de mapeamento de processos para auxilia-los no alinhamento estratégico dos processos. Esse replanejamento constante garante que o negócio esteja sempre atualizado e progredindo. Tendo sido eficiente no planejamento e execução da estratégia do negócio, diversos benefícios são esperados, como: maior alinhamento da empresa, melhor conhecimento sobre os cliente e concorrentes, maior comprometimento dos colaboradores a atingir os objetivos traçados e maior eficiência na tomada de decisões.