Due Diligence
Due diligence é o procedimento metódico de análise de informações e documentos de uma determinada empresa, com objetivo predeterminado – fusões e aquisições, planejamento de reestruturações societárias, operações financeiras complexas ou processos de privatização de empresas – que resultará em um relatório das reais condições da empresa analisada.
Dirigido a potenciais compradores que buscam conhecer os riscos fiscais de todos os principais tributos a que a empresa alvo esteja sujeita, além daqueles trabalhistas e previdenciários que serão assumidos pela efetivação do negócio, riscos esses que poderão perdurar por muitos anos e, dependendo dos valores apurados, inviabilizar as operações da empresa alvo da negociação.
A necessidade de se realizar um processo de Due Diligence se faz quando:
-
Compra ou venda de uma empresa;
-
Fusão e cisão;
-
Processos de privatização de empresas;
-
Operações financeiras complexas e Reestruturações societárias.
Tipos de Due Diligence:
-
Ambiental;
-
Contábil e financeira;
-
Legal;
-
Tecnologia da informação;
-
Tributária e Trabalhista.
Para um bom trabalho de Due Diligence, o auditor ou consultor deve ter senso crítico quanto ao volume e a qualidade das informações solicitadas, fazendo o cruzamento das informações de acordo com os controles internos. Due diligence é um processo de investigação e auditoria nas informações de empresas para os investidores. Esse processo tem variações claras de acordo com a natureza do negócio e o tamanho da empresa. Em empresas complexas nas área de operação se faz necessário uma mapeamento de processos.
Enfim, trata-se de um trabalho que deve identificar os ativos e passivos contábeis e jurídicos, permitindo maior segurança na negociação para os compradores, acionistas ou investidores.
A equipe da EDM Business Force, conforme a finalidade da due liligence e a sua natureza, gerencia e controla os processos de troca de informações entre as partes envolvidas na transação. O resultado do processo é a geração de um relatório que aponta a situação geral do objeto da transação, confirma seus valores e identifica suas contingencias.